Siga aqui AO MINUTO todos os desenvolvimentos no conflito armado entre Israel e o Hamas, em particular na Faixa de Gaza.
© Reuters
POR NOTÍCIAS AO MINUTO
Um ataque aéreo israelita contra casas de um campo de refugiados de al-Meghazi, no centro da Faixa de Gaza, resultou em 106 mortes, tendo sido considerado o mais mortal que Israel levou a cabo por ar desde que declarou guerra ao grupo islâmico Hamas.
Por sua vez, o líder do Hamas na Faixa de Gaza, Yahya Sinwar, deu conta, na sua primeira mensagem pública desde o início da guerra, que esta é uma “batalha feroz, violenta e sem precedentes” contra Israel.
Em resposta, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, alertou que o seu país expandirá a ofensiva terrestre em Gaza nos próximos dias. “Não vamos parar. Continuamos a lutar e expandimos a luta nos próximos dias”, declarou, reforçando que “será uma longa batalha e não está perto de terminar”.
DESTAQUES
Marinha da Índia envia três navios de guerra para o Mar Arábico
Inês Frade Freire
A marinha da Índia revelou, na segunda-feira à noite, que vai mobilizar três navios de guerra e aeronaves de reconhecimento para o Mar Arábico para “manter uma presença dissuasora” após uma série de ataques recentes a navios.
Os três navios com mísseis, bem como aeronaves de reconhecimento marítimo de longo alcance P8I, são implantados após “a recente onda de ataques no Mar da Arábia”, revelou a marinha, em comunicado, noticia a Agence France-Presse.
Os EUA acusaram o Irão de realizar um ataque de drones no sábado ao navio-tanque MV Chem Pluto, a 370 quilómetros da costa da Índia. Foi a primeira vez que Washington acusou abertamente o Irão de atacar diretamente navios desde o início da guerra de Israel contra o Hamas, o grupo militante apoiado por Teerão, em Gaza.
No Mar Vermelho, os rebeldes Houti do Iémen, apoiados pelo Irão, levaram a cabo uma série de ataques com drones e mísseis em solidariedade com os palestinianos em Gaza. Os ataques levaram Washington a lançar, na semana passada, uma missão liderada pelos EUA envolvendo patrulhas conjuntas nas águas do Mar Vermelho perto do Iémen para salvaguardar o tráfego comercial.
Forças israelitas destroem 3 casas em campo de refugiados na Cisjordânia
Inês Frade Freire | há 33 minutos
As forças israelitas destruíram três casas no campo de refugiados de Nur Shams, perto de Tulkarem, na Cisjordânia ocupada, esta manhã.
Utilizando escavadoras, o exército invadiu a cidade de Tulkarem e dirigiu-se aos campos de refugiados de Tulkarem e Nur Shams em confrontos com combatentes palestinianos, revelou a Al Jazeera.
Tóquio impõe novas sanções a três responsáveis do Hamas
Inês Frade Freire | há 38 minutos
O Governo japonês anunciou, esta terça-feira, a imposição de novas sanções contra o Hamas, incluindo o congelamento de bens de três responsáveis do movimento islamita, considerado uma organização terrorista por vários países.
Os três responsáveis são o atual líder do Hamas, Yahya Sinwar, o chefe militar considerado o cérebro dos ataques terroristas contra Israel, Mohamed Deif, e o vice-comandante de Deif, Marwan Issa, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, em comunicado.
The post AO MINUTO: Japão impõe sanções no Hamas; Israel faz ataque na Cisjordânia appeared first on Noticias em Português.