O ex-jogador e ex-técnico Mario Jorge Lobo Zagallo, de 92 anos, estava internado no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, e morreu de falência múltipla de órgãos na sexta-feira (5).
Em nota, o hospital afirma que Zagallo estava internado desde o dia 26 de dezembro e morreu “em decorrência de falência múltipla de órgãos, resultante de progressão de múltiplas comorbidades previamente existentes”.
O que é falência múltipla de órgãos
“A falência múltipla dos órgãos é uma evolução de comorbidades prévias que o paciente tem e que vai complicando as funcionalidades dos órgãos”, é assim que o médico cardiologista Henrique Oliveira Ferreira, professor do programa de internato do Hospital Regional Público do Araguaia, explica a causa da morte do ex-jogador Zagallo.
O médico relata que, por conta de doenças já existentes, os órgãos vão se deteriorando progressivamente. Ele avalia que é mais comum a disfunção começar por órgãos como o pulmão, fígado e rins. Depois, o quadro evolui para o coração e cérebro, culminando na morte.
“É como uma bola de neve. Uma coisa vai levando a outra. Já não são órgãos que estão 100%, eles já sofreram ao longo dos anos”, explica Henrique Ferreira.
O cardiologista relata que geralmente os sintomas se iniciam de forma branda e progressiva, como uma pneumonia ou infecção urinária, sendo o caso de Zagallo.
Em agosto, o ex-jogador e técnico de futebol foi internado no hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, para tratar uma infecção urinária.
Leia Mais
Emocionado, Cafu homenageia Zagallo: "Meu eterno professor"
Como os principais jornais do mundo repercutiram morte de Zagallo
Lula presta homenagem a Zagallo, morto aos 92 anos: "Exemplo de brasileiro"
Em 2022, Zagallo ficou 12 dias internado tratando uma infecção respiratória. “As internações múltiplas de um paciente chama atenção de que o órgão está sofrendo muito”, explica o médico cardiologista.
A falência múltipla dos órgãos é mais comum em pessoas com sistema imunológico comprometido. É o caso de idosos, crianças e imunocomprometidos, como pacientes oncológicos, soropositivos ou transplantados.
Segundo o especialista, a melhor maneira de se evitar chegar em um quadro de falência múltipla de órgãos é a profilaxia, as medidas de prevenção. Além de reconhecer a patologia quanto antes e instituir o melhor tratamento depois do diagnóstico.
A morte de Zagallo
Uma das maiores lendas do futebol, Mário Jorge Lobo Zagallo morreu nesta sexta-feira (5), aos 92 anos, no Rio de Janeiro, vítima de falência múltipla dos órgãos.
Ex-técnico e jogador, ele participou diretamente de quatro das cinco conquistas de Copa do Mundo da Seleção Brasileira. Em 1958 e 1962 como atleta, em 1970 como treinador e em 1994 como coordenador técnico.
Como treinador, Zagallo é o recordista de jogos pela Seleção. Foram 131 partidas em três passagens diferentes (1967–1968; 1970–1974; 1994–1998). Além da equipe principal, ele também foi comandante da Seleção Olímpica (1996). Nos dois cargos, foram 154 jogos com 114 vitórias, 28 empates e 12 derrotas.
O Velho Lobo ainda exerceu uma terceira função na CBF. Ele foi coordenador técnico em dois períodos distintos. Entre 1991 e 1994 e entre 2003 a 2006, quando o Brasil era treinado por Carlos Alberto Parreira.
No cargo, foram 96 jogos com 53 vitórias, 32 empates e 11 derrotas. Ele foi campeão da Copa do Mundo em 1994, da Copa América em 2004 e da Copa das Confederações em 2005.
Adeus a lenda do futebol
O último adeus a Zagallo será neste domingo (7), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. O velório está marcado para as 9h30 e será aberto para os torcedores e fãs que quiserem se despedir do ex-técnico e jogador da Seleção Brasileira. O sepultamento também será neste domingo, às 16h, no Cemitério São João Batista, no Rio.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Morte de Zagallo: entenda o que é falência múltipla de órgãos no site CNN Brasil.