No último sábado, dia 24 de abril, o estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas, foi palco do jogo de ida da semifinal do Campeonato Baiano entre Vitória e Atlético-BA. A partida foi marcada por muita emoção e um futebol de alto nível, que encantou os torcedores presentes e os telespectadores que acompanharam o jogo pela TV.
O Vitória, que já havia conquistado a liderança na fase de grupos do Baianão, entrou em campo com o objetivo de garantir sua vaga na grande final e, consequentemente, na Copa do Brasil de 2026. Já o Atlético-BA, que fez uma campanha surpreendente e eliminou o Bahia nas quartas de final, buscava surpreender mais uma vez e chegar à sua primeira final de Campeonato Baiano.
Desde o início do jogo, o Vitória mostrou sua superioridade e dominou as ações em campo. Com um futebol envolvente e muita velocidade, os jogadores do Leão da Barra criaram diversas oportunidades de gol e não demorou muito para abrir o placar. Aos 12 minutos do primeiro tempo, o atacante Samuel aproveitou um cruzamento preciso de Guilherme Rend e mandou para o fundo das redes, fazendo a festa da torcida rubro-negra.
O gol animou ainda mais o Vitória, que continuou pressionando e criando chances de ampliar o placar. O Atlético-BA, por sua vez, tentava se segurar na defesa e apostava nos contra-ataques para surpreender o adversário. Mas a defesa do Leão estava bem postada e não dava espaço para os atacantes do Carcará.
No segundo tempo, o Vitória voltou com a mesma intensidade e logo aos 10 minutos ampliou o placar com um gol de falta do meia Vico. O Atlético-BA tentou reagir, mas esbarrou na forte marcação do time da casa. O técnico Rodrigo Chagas, do Vitória, aproveitou para fazer algumas alterações e dar descanso aos jogadores que vinham atuando com frequência.
Mesmo com a vantagem no placar, o Vitória não diminuiu o ritmo e continuou buscando o gol. E ele veio aos 35 minutos, com o atacante David, que entrou no segundo tempo e marcou o terceiro gol do Leão. A partir daí, foi só administrar o resultado e garantir a vitória por 3 a 0, que coloca o time rubro-negro com um pé na final do Campeonato Baiano.
Com essa vitória, o Vitória não só garantiu sua vaga na final do Baianão, como também conquistou uma vaga na Copa do Brasil de 2026. E essa é uma conquista muito importante para o clube, que vem passando por um momento de reconstrução e busca voltar a brilhar no cenário nacional.
Além disso, o jogo de ida da semifinal foi mais uma prova da força do futebol baiano. Com dois times que apresentaram um bom futebol e proporcionaram um grande espetáculo para os torcedores, fica evidente que o estado tem muito potencial e pode revelar grandes talentos para o futebol brasileiro.
Agora, o Vitória se prepara para a grande final do Campeonato Baiano, que será disputada contra o Bahia de Feira. E com essa vitória convincente na semifinal, o time rubro-negro chega com ainda mais confiança para buscar o título estadual. E quem sabe, com uma boa campanha, o Leão da Barra possa voltar a disputar uma competição nacional e brigar por títulos importantes.
Em resumo, o jogo de ida da semifinal do Campeonato Baiano entre Vitória e Atlético-BA foi