O último sábado (10) foi um dia de emoções distintas para os torcedores do Cruzeiro que estiveram presentes no Mineirão. A empolgação pela contratação do meia Gerson, que foi apresentado com festa aos mais de 35 mil presentes no estádio, foi seguida pela frustração da derrota por 2 a 1 para o Pouso Alegre, na rodada de abertura do Campeonato Mineiro.
Gerson foi ao gramado acompanhado de sua família e de Pedro Loureiro, principal acionista da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro. O meia vestiu a camisa 97, em homenagem ao ano da conquista da última Libertadores pela Raposa (1997). O contrato assinado pelo atleta de 28 anos, que veio do Zenit, da Rússia, e foi multicampeão pelo Flamengo, é válido até 2030. O clube não divulgou os valores, mas trata a negociação como “histórica para o futebol brasileiro”.
A expectativa pela estreia de Gerson era grande entre os torcedores do Cruzeiro, que sonham com a volta do clube às grandes conquistas. Porém, dentro de campo, o Pouso Alegre precisou de apenas quatro minutos para estragar a festa celeste, com o gol de Alexandre. Na segunda etapa, aos dez minutos, o meia Gabriel Tota ampliou para o time visitante, que retornou aos gramados após dois anos e dois meses de suspensão por envolvimento em esquemas de manipulação de resultados. Ele não atuava desde maio de 2023, quando defendia o Ypiranga-RS.
Apesar da derrota, o torcedor do Cruzeiro pode se apegar à atuação de alguns jogadores da base e de atletas que retornaram de empréstimo. A estreia do técnico Tite no comando da equipe foi com um time alternativo, formado por jovens e jogadores que não vinham sendo aproveitados. Aos torcedores, resta confiar no trabalho do treinador e na evolução da equipe ao longo da temporada.
Além do jogo do Cruzeiro, mais três partidas movimentaram a primeira rodada do Campeonato Mineiro. No jogo que abriu o Estadual, Uberlândia e Tombense ficaram no 0 a 0 no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG). Já URT e Coimbra também empataram por 1 a 1 no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas (MG). E o Democrata venceu o Itabirito por 1 a 0 no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG).
No mesmo dia, o Campeonato Paulista também teve início com um clássico entre as colônias lusitana e italiana de São Paulo. O Palmeiras levou a melhor e venceu a Portuguesa por 1 a 0 no Canindé. O gol da vitória foi marcado por Luighi, aos sete minutos da segunda etapa. O jogo foi marcado pela expulsão do atacante Igor Torres, da Lusa, três minutos antes do gol do Verdão. O técnico Abel Ferreira escalou um time misto para a partida.
Em outro confronto, Guarani e Primavera empataram por 1 a 1 no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP). O zagueiro Raphael Rodrigues abriu o placar para o Bugre, mas o atacante Josiel, do Primavera, empatou nos acréscimos. O jogo também ficou marcado pela estreia do volante Marlon Freitas, ex-Botafogo, no Palmeiras.
No Rio Grande do Sul, o único time a vencer no primeiro sábado de fute





