O esqui é um esporte que exige muita técnica, força e coragem. E para um país tropical como o Brasil, é difícil imaginar que um brasileiro possa se destacar nessa modalidade. Mas o esquiador Lucas Pinheiro Braathen vem provando que é possível sim, e está deixando sua marca na Copa do Mundo de Esqui Alpino.
No último domingo (18), Lucas conquistou o segundo lugar no slalom, na etapa disputada em Wengen, na Suíça. Com um tempo de 1min46s46, ele ficou apenas 0,47 segundo atrás do campeão Atle Lie McGrath, da Noruega. Esse foi o melhor resultado já obtido por um brasileiro na competição e seu quarto pódio na temporada.
Com apenas 20 anos, Lucas vem se destacando cada vez mais no cenário mundial do esqui. E essa conquista é ainda mais especial, pois acontece às vésperas dos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo.
O brasileiro já soma três pódios nesta temporada. Além da medalha de prata conquistada em Wengen, ele foi ouro na prova de slalom na Finlândia e prata em Alta Badia, na Itália, no slalom gigante. Esses resultados mostram que Lucas está em um excelente momento e pode surpreender ainda mais nos Jogos Olímpicos.
Mas quem é Lucas Pinheiro Braathen? Nascido em São Paulo, ele começou a esquiar aos 3 anos de idade, quando sua família se mudou para a Suíça. Desde então, ele vem se dedicando ao esporte e treinando duro para alcançar seus objetivos. E seu esforço vem sendo recompensado.
Além de ser um atleta excepcional, Lucas também é um exemplo de superação. Ele teve que lidar com uma lesão no joelho em 2019, que o afastou das pistas por um tempo. Mas ele não desistiu e voltou ainda mais forte, mostrando que é possível superar qualquer obstáculo.
O esqui alpino é uma modalidade que exige muita habilidade e técnica. Os atletas precisam descer montanhas cobertas de neve em alta velocidade, passando por obstáculos e realizando manobras arriscadas. E Lucas tem mostrado que tem todas essas qualidades, além de muita determinação e foco.
É importante ressaltar que o esqui alpino não é um esporte muito popular no Brasil. Por isso, é ainda mais admirável o fato de um brasileiro estar se destacando nessa modalidade. Lucas está abrindo portas e mostrando que é possível sim, ser um grande esquiador mesmo sendo brasileiro.
Além de Lucas, outros atletas brasileiros também estão se destacando no cenário internacional do esqui. É o caso de Cristian Ribera, que conquistou mais um ouro na Alemanha, e Hugo Calderano, que ficou com o bronze em Doha. Esses resultados mostram que o Brasil tem potencial para se tornar uma potência no esporte.
E não podemos esquecer que o Brasil será sede do Mundial de skate street e park em março deste ano. Ou seja, o país está se tornando cada vez mais relevante no cenário dos esportes de inverno e de ação. E isso é motivo de orgulho para todos nós.
Lucas Pinheiro Braathen é um exemplo de que com dedicação, esforço e talento, é possível alcançar grandes conquistas. Ele está mostrando ao mundo que o Brasil não é apenas um país de futebol, mas que também tem atletas de alto nível em outras modalidades. E com certeza, ele ainda tem muito a conquistar e a nos inspirar. Parabéns, Lucas! O Brasil está orgulhoso de você





