A Copa do Brasil de 2026 promete ser uma das edições mais emocionantes e disputadas da história do torneio. Com um número recorde de 126 times participantes, o sorteio realizado nesta quarta-feira (28) definiu os confrontos, mandos de campo e chaveamento das três primeiras fases da competição.
O torneio, que terá início no dia 18 de fevereiro, reunirá equipes de todas as regiões do país, desde os grandes clubes da Série A até times de menor expressão que buscam surpreender e fazer história na Copa do Brasil. Com nove fases eliminatórias, sendo as quatro primeiras com jogos únicos, a competição promete ser uma verdadeira maratona para os times que almejam o título.
Uma das novidades desta edição é o aumento no número de participantes, com 34 times a mais em relação ao ano passado. Além disso, a Copa do Brasil distribuirá duas vagas para a Copa Libertadores, sendo uma para o campeão e outra para o vice. Isso mostra a importância e o prestígio que o torneio tem conquistado ao longo dos anos, sendo uma porta de entrada para a principal competição continental.
Na primeira fase, 28 times começarão a competir, sendo eles os que possuem menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC), elaborado pela CBF. Os vencedores se juntarão a outros 74 clubes na segunda etapa, totalizando 88 equipes. A terceira fase contará com a participação dos campeões da Copa Verde, Copa Nordeste, Série C e Série D, além dos 44 classificados na etapa anterior.
A quarta fase, prevista para os dias 18 e 19 de março, terá 24 times disputando a classificação para a próxima fase. A partir da quinta etapa, os clubes da Série A do Brasileirão entrarão na competição, o que promete aumentar ainda mais o nível dos confrontos. Os jogos de ida e volta desta fase estão programados para o final de abril, nos dias 22 e 23 (ida) e 13 e 14 de maio (volta).
A partir das oitavas de final, com exceção da decisão do título, os mandos de campo serão definidos por sorteio. O calendário prevê a disputa das oitavas em 1º e 2 de agosto (ida) e 5 e 6 de agosto (volta), as quartas em 26 e 27 de agosto (ida) e 2 e 3 de setembro (volta) e as semifinais em 1º e 8 de novembro. A grande final da Copa do Brasil 2026 será realizada em 6 de dezembro, em local a ser definido pela CBF com pelo menos 30 dias de antecedência.
O sorteio também definiu os mandos de campo dos jogos da primeira fase, que terão confrontos emocionantes entre equipes de diferentes regiões do país. Destaque para o duelo entre Ji-Paraná-RO e Pantanal-MS, Ivinhema-MS e Independente-AP, e Baré-RR e Madureira-RJ. Além disso, o Vasco-AC enfrentará o Velo Clube-SP, enquanto o Fortaleza terá como adversário o Maguary-PE ou Laguna-RN.
A Copa do Brasil é uma competição que sempre reserva grandes surpresas e emoções. Times de menor expressão já eliminaram gigantes do futebol brasileiro e conquistaram o título, mostrando que no futebol tudo é possível. Por isso, é importante que todos os clubes entrem em campo com muita determinação e respeito pelos seus adversários, pois qualquer descuido pode resultar em uma eliminação precoce.
Com o aumento no número de participantes, a Copa do Brasil de 2026 promete ser ainda mais democr





