Hugo Calderano, o mesatenista carioca número 3 do mundo, mostrou seu talento e garra ao conquistar o título da Copa América neste domingo (1º) em São Francisco, na Califórnia (EUA). Além do troféu continental, ele garantiu sua presença na Copa do Mundo em Macau, na China, onde foi campeão no ano passado. Com uma performance impecável, Calderano venceu todos os seus jogos na Copa América e na final derrotou o anfitrião Kanak Jha por 4 sets a 1, com parciais de 11/8, 6/11, 12/10, 11/9 e 11/9.
O carioca, que está invicto na temporada 2020, comemorou sua primeira conquista do ano e destacou a qualidade do seu adversário na final. “Foi uma boa partida. Kanak teve um ótimo ano no ano passado, é um dos melhores jogadores do mundo. Eu sabia que seria um jogo difícil, ainda mais jogando em casa, onde ele conhece o local melhor do que eu. Estou feliz por conquistar esse título, vencer a Copa Pan-Americana e ir para casa com o troféu”, disse Calderano.
Além da disputa pelo título, Calderano também teve que enfrentar a semifinal no mesmo dia. Porém, ele não encontrou dificuldades e venceu o argentino Horacio Cifuentes por 4 sets a 0, com parciais de 11/5, 11/6, 11/8 e 11/4.
Na competição feminina, a paulista Bruna Takahashi, número 20 do ranking, chegou até as semifinais, mas acabou sendo eliminada pela norte-americana Amy Wang, número 39 do mundo, em um jogo equilibrado que terminou com placar de 4 sets a 1 para a adversária (13/11, 11/3, 3/11, 15/13 e 12/10). Apesar da derrota, Takahashi ainda garantiu sua vaga na Copa do Mundo de Macau, por ter se classificado entre as quatro melhores da Copa América. O Mundial de Macau será realizado entre os dias 30 de março e 5 de abril.
Outros resultados da Copa América incluem a eliminação da irmã mais nova de Bruna, Giulia Takahashi, nas quartas de final, após perder para a canadense Mo Zhang por 4 sets a 0 (13/11, 11/5, 11/8 e 11/5). No mesmo dia, a paulista Karina Shiray foi derrotada nas oitavas de final pela norte-americana Amy Wang, também por 4 sets a 0. No masculino, o paulista Guilherme Teodoro foi eliminado nas oitavas de final pelo anfitrião Kanak Jha, que venceu por 4 sets a 1.
Com mais essa conquista, Hugo Calderano mostra seu potencial e consolida sua posição como um dos melhores mesatenistas do mundo. Seu talento e determinação são inspiração para todos aqueles que acompanham sua carreira e para os amantes do tênis de mesa. O Brasil tem muito a comemorar com mais essa vitória de um de seus atletas de alto nível internacional.
Além disso, esse título é mais um passo importante na preparação de Calderano para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecerão este ano. Com o seu desempenho em constante evolução, o mesatenista brasileiro se mostra cada vez mais forte e confiante para representar o país em uma das maiores competições esportivas do mundo.
O Brasil também teve outra grande conquista na Copa América, com a seleção de futsal conquistando o seu 12º título ao vencer a Argentina na final. Além disso, o





