A sexta-feira (6) começou com uma ótima notícia para os fãs do tênis brasileiro: a tenista Beatriz Haddad Maia conquistou sua primeira vitória na temporada no classificatório do WTA 1000 de Doha, no Catar. Com uma vitória impressionante por duplo 6/0, Bia deixou para trás uma sequência de três derrotas em estreias este ano (WTA de Adelaide, Aberto da Austrália e WTA de Abu Dhabi). O triunfo foi ainda mais especial por ter sido contra a anfitriã Mubaraka Al-Maimi, que jogou por convite da organização do torneio.
A brasileira, atualmente número 68 do mundo, está em busca de uma vaga na chave principal do WTA de Doha e volta à quadra neste sábado (7) às 5h no horário de Brasília para enfrentar a russa Anastasia Zakharova, 107ª colocada no ranking. Zakharova também venceu sua partida no classificatório, contra a austríaca Julia Grabher (78ª). Será um confronto emocionante e uma grande oportunidade para Bia seguir avançando no torneio.
E não é apenas no circuito feminino que o tênis brasileiro está em destaque. A equipe brasileira masculina estreia nesta sexta-feira (6) na Copa Davis, principal competição internacional entre nações. O Brasil enfrenta o anfitrião Canadá às 21h, na cidade de Vancouver. Infelizmente, o número 34 do mundo, o carioca João Fonseca, não poderá jogar dessa vez, assim como a dupla formada por Marcelo Melo e Fernando Romboli, que encerrou a parceria no mês passado. Do lado canadense, os desfalques serão Felix Auger-Aliassime (8º no ranking) e Denis Shapovalov (25º).
Mas a equipe brasileira está em ótimas mãos, comandada pelo técnico Jaime Oncins e formada por João Lucas Reis, Gustavo Heide, Matheus Pucinelli, Rafael Matos e Orlando Luz. Serão dois jogos de simples nesta sexta-feira e, no sábado (7) a partir das 16h, haverá partida de duplas e mais dois jogos de simples. Em caso de empate após os quatro jogos, será realizado um quinto jogo de simples para definir o vencedor.
A fase classificatória (qualifiers) da Copa Davis conta com 24 países em confrontos eliminatórios. O vencedor do duelo entre Brasil e Canadá enfrentará o vencedor do confronto entre França e Eslováquia. Outros 22 países disputam concomitantemente os qualifiers, em duelos emocionantes: Chile x Sérvia, Alemanha x Peru, Croácia x Dinamarca, Equador x Austrália, Noruega x Grã-Bretanha, Bulgária x Bélgica, Japão x Áustria, Índia x Países Baixos, República da Coreia x Argentina, Hungria x Estados Unidos e República Tcheca x Suécia.
Brasil e Canadá já se enfrentaram seis vezes na Copa América, com quatro vitórias para o Brasil e duas para os adversários. O melhor desempenho do país na Copa Davis foi em 1992 e 2000, quando chegou às semifinais.
Os jogos desta sexta-feira (6) serão emocionantes: João Lucas Reis enfrenta Liam Draxl e Gustavo Heide encara Gabriel Diallo. Já no sábado (7), a dupla formada por Orlando Luz e Rafael Matos enfrenta Draxl e Harper e, em seguida, João Lucas Reis e Gabriel Diallo jogam mais um confronto de simples. Finalizando, Gustavo Heide enfrenta Liam Draxl.
A expectativa





