Um pregadeira comprada por menos de 25 dólares (cerca de 23 euros) numa loja de antiguidades britânica na década de 1980 vai ser leiloada por até 19.000 dólares (cerca de 17.000 euros) após ter sido reconhecida no Antiques Roadshow – programa de televisão britânico transmitido pela BBC onde eram avaliadas antiguidades trazidas pela população local.
Flora Steel estava a assistir a um episódio de 2011 do Antiques Roadshow quando reconheceu alguns esboços mostrados na tela do arquivo do Victoria and Albert Museum, revelou a Gildings Auctioneers, na rede social Facebook.
Os ‘designs’ eram de pregadeiras desenhadas pelo ‘designer’ e arquiteto do Renascimento Gótico Vitoriano, William Burges, e lembravam Steel de uma peça que tinha comprado numa loja de antiguidades por menos de 25 dólares (cerca de 23 euros), em 1988.
“Decidi dar uma olhada melhor no desenho do V&A e eis que ali estava a minha pregadeira! Praticamente caí da cadeira”, contou Steel à casa de leilões na Inglaterra, citada pela United Press International.
Steel trouxe a pregadeira para um programa especial de véspera de Natal da série BBC One, e o avaliador Geoffrey Munn descreveu-o como uma “descoberta de tirar o fôlego”.
A pregadeira está programada para ser leiloada na primavera e deverá ser vendida por um valor que vai até 19.000 dólares (cerca de 17.000 euros).
“A pregadeira inicialmente chamou minha a atenção pelo seu ‘design’ forte, letras estranhas e pedras incomuns. Sempre adorei e pensei que o seu ‘design’ era tão particular que mais cedo ou mais tarde descobriria quem o tinha desenhado”, destacou Steel.
O diretor da Gildings, Will Gilding, afirmou que a peça de Steel é a terceira pregadeira de Burges a ser levado à casa de leilões como resultado do episódio do Antiques Roadshow de 2011.
“Isso acontecer uma vez é incrível. Duas vezes, notável! Uma terceira vez? Belisque-me”, disse Gildings.
Leia Também: Carta enviada em 1943 (finalmente) entregue a familiares após 80 anos