O livro “Monumentos ao Emigrante – Uma Homenagem à História da Emigração Portuguesa”, concebido pelo historiador da diáspora Daniel Bastos, em parceria com o fotógrafo Luís Carvalhido, será lançado no próximo dia 20 de maio (terça-feira).
Composto por fotografias de monumentos e locais simbólicos relacionados com a emigração portuguesa, este livro é uma homenagem ao povo português que, ao longo dos séculos, deixou o seu país em busca de melhores oportunidades e condições de vida.
A emigração portuguesa é uma realidade histórica e cultural presente na identidade do nosso país. Desde os descobrimentos até aos dias de hoje, os portugueses têm emigrado para todo o mundo, levando consigo a sua cultura, a sua língua e o seu empreendedorismo.
Com o intuito de preservar esta memória coletiva, o historiador Daniel Bastos e o fotógrafo Luís Carvalhido empreenderam uma viagem pelos quatro cantos do mundo, capturando imagens de monumentos e espaços que representam a presença portuguesa.
O resultado é um livro que nos leva numa viagem emocionante por vários países, desde o Brasil, passando pelos Estados Unidos, Canadá, Venezuela, África do Sul, Angola, entre outros. Através das fotografias, podemos contemplar a diversidade cultural e arquitetónica destes locais, mas também a marca deixada pelos portugueses.
Para além das imagens, o livro conta ainda com textos explicativos e históricos, escritos pelo historiador Daniel Bastos. É uma oportunidade única para conhecermos a história da emigração portuguesa e compreendermos como a nossa cultura se espalhou pelo mundo.
Este livro é mais do que um simples registo fotográfico, é uma homenagem aos portugueses que, por motivos diversos, tiveram que deixar o seu país. É uma forma de relembrar o seu legado e agradecer o seu contributo para o desenvolvimento e enriquecimento da sociedade global.
Além disso, é também uma forma de valorizar a cultura e a história de Portugal. Através das imagens e dos textos, podemos refletir sobre a importância da emigração na construção da nossa identidade nacional.
Por isso, este livro é um marco na história da emigração portuguesa e deve ser lido por todos, não só pelos que emigraram, mas também pelos que ficaram. É uma forma de conhecermos melhor a nossa própria história e reconhecermos o valor dos nossos antepassados.
O lançamento deste livro é um momento de celebração e de orgulho para todos os portugueses. É uma forma de honrar aqueles que tiveram a coragem de deixar o seu país, em busca de um futuro melhor, mas nunca esquecendo as suas raízes.
Portanto, convidamos todos a adquirirem o livro “Monumentos ao Emigrante – Uma Homenagem à História da Emigração Portuguesa” e a embarcarem nesta viagem pelos cantos do mundo onde a presença portuguesa é notória. É uma forma de enriquecermos a nossa cultura e de nos orgulharmos da nossa história.
Agradecemos ao historiador Daniel Bastos e ao fotógrafo Luís Carvalhido por esta iniciativa, que nos presenteia com um testemunho visual e literário da diáspora portuguesa. Que este livro seja um tributo à memória dos nossos emigrantes e que os seus descendentes possam descobrir e valorizar as suas raízes.
Não podemos deixar de citar a importância e o papel fundamental da emigração na economia