Às 08h00 de 26 de dezembro de 2004, um sismo de magnitude 9,1, ocorrido ao largo da costa da ilha indonésia de Samatra, desencadeou um tsunami que matou 230 mil pessoas.
Assinalam-se este ano 19 anos do tsunami que atravessou o oceano Índico e causou mortes em 14 nações – algumas tão distantes do arquipélago indonésio como Somália, Quénia, Tanzânia e África do Sul.
O impacto da catástrofe naquela parte da Indonésia levou à assinatura de um acordo de paz entre os guerrilheiros muçulmanos pró-independência e o governo, depois de décadas de luta armada.
Esta terça-feira, muitos recorreram às redes sociais para prestar homenagem àqueles que perderam a vida no tremor de terra e num dos desastres naturais mais mortíferos registados na história.
O Presidente da Indonésia, Mohamed Muizzu, celebrou o Dia da Unidade Nacional com altos funcionários do governo. “O presidente, juntamente com outros altos funcionários e funcionários do governo, fizeram um minuto de silêncio esta manhã para marcar a unidade demonstrada pelos maldivianos durante o tsunami de 2004. O Dia da Unidade Nacional é comemorado em 26 de dezembro de cada ano”, pode ler-se.
President @MMuizzu, along with other top government officials and staff, observe a minute of silence this morning to mark the unity displayed by Maldivians during the 2004 tsunami. National Unity Day is observed on December 26 of each year. pic.twitter.com/GEYwMvmH4Q
— The President’s Office (@presidencymv) December 26, 2023
Em Tamil Nadu, na Índia, pescadores e habitantes locais do distrito de Cuddalore reuniram-se para prestar homenagem àqueles que perderam a vida na catástrofe.
Os pescadores, diretamente afetados pelo tsunami, reuniram-se à beira-mar para refletir sobre a magnitude da tragédia. Flores foram espalhadas com reverência e velas acesas em memória dos falecidos.
#WATCH | Tamil Nadu: On the 19th anniversary of the 2004 Tsunami, fishermen in Thiruvallur pay tributes at Pazhaverkadu beach to their family members who lost their lives in the catastrophe. pic.twitter.com/cAI7Lz7R2a
— ANI (@ANI) December 26, 2023
Um pouco por todo o mundo multiplicaram-se as homenagens, com muitas personalidades e civis e recorrer às redes sociais para assinalar a data e lembrar quem perdeu a vida naquele dia.
Leia Também: Alerta de ‘tsunami’ no Pacífico anulado após forte sismo em Vanuatu