A Rádio Nacional é uma das emissoras mais tradicionais do Brasil e tem um papel fundamental na cobertura esportiva do país. E neste domingo (25), a emissora traz mais uma transmissão imperdível para os amantes do futebol: o primeiro Fla-Flu do ano pelo Campeonato Carioca 2026.
A jornada esportiva da Rádio Nacional terá início às 17h30 e a bola rola às 18h, direto do Maracanã, no Rio de Janeiro. A partida promete ser emocionante, já que as duas equipes chegam para o clássico com seus principais jogadores à disposição. O Flamengo, que vem de uma vitória contra o Vasco, ocupa a penúltima colocação do Grupo B do Carioca. Já o Fluminense, que venceu o Nova Iguaçu, é o segundo colocado do Grupo A.
A transmissão da Rádio Nacional contará com uma equipe completa para levar ao público todas as emoções do confronto. A narração será de Luciana Zogaib, os comentários ficam por conta de Rachel Motta, com reportagem de Rafael Monteiro. E para manter os ouvintes atualizados sobre tudo o que acontece no jogo, Bruno Mendes comandará o plantão da rodada.
A partida será transmitida para parte da rede em AM e OC, além da FM no Rio de Janeiro, no Alto Solimões + RNCP e parceiros. Nas demais praças, a Nacional FM seguirá com sua programação musical. Mas os ouvintes podem ficar tranquilos, pois poderão acompanhar a transmissão pelo dial, no app Rádios EBC e no site da emissora. E para aqueles que não puderem ouvir ao vivo, os áudios estarão disponíveis em tempo real por streaming nas duas plataformas.
O Campeonato Carioca 2026 é disputado em três etapas: Taça Guanabara, Fase Final e Taça Rio. O formato é o mesmo das edições anteriores, mas com uma redução no número de datas, passando de 15 para 10 jogos. A Taça Guanabara é a fase principal do campeonato e reúne 12 equipes, formadas pelos 11 mais bem colocados do Carioca do ano anterior e pelo campeão da Série A2. Os clubes são divididos em dois grupos, A e B, e se enfrentam em confrontos cruzados, totalizando seis rodadas. Ao final dessa fase, os líderes de cada grupo disputam o título da Taça Guanabara.
Após a Taça Guanabara, tem início a fase eliminatória do campeonato. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final, disputadas em jogo único, com cruzamentos dentro do próprio grupo. Os vencedores seguem para as semifinais, que são realizadas em partidas de ida e volta, com confrontos definidos por sorteio. Além de valer vaga na final, essa fase garante classificação direta para a Copa do Brasil de 2027 às equipes semifinalistas. A decisão do Campeonato Carioca 2026 acontece em partida única entre os vencedores das semifinais.
Paralelamente, a Taça Rio é disputada pelas equipes eliminadas nas quartas de final da Taça Guanabara. Os confrontos também são definidos por sorteio, independentemente dos grupos da fase inicial. As semifinais ocorrem em jogos de ida e volta, e a final é realizada em partida única. O vencedor da Taça Rio conquista, além do troféu, vagas na Copa do Brasil de 2027 e na Copa Sul-Sudeste de 2027.
A cobertura esportiva da Rádio Nacional é referência no país há décadas. E o futebol, que é paixão do povo brasile





