A brasileira Vitória Machado recebeu nesta quarta-feira (18) um convite que mudará seu destino. Ela foi selecionada para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2026, que serão realizados nas cidades italianas de Milão e Cortina.
Foi uma notícia emocionante não apenas para Vitória, mas também para todo o país. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) anunciaram que a atleta aceitou participar da competição representando o Brasil.
Com o convite feito pela Federação Internacional de Esqui e Snowboard (FIS) e pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), Vitória Machado se tornará a primeira atleta brasileira a competir na modalidade de snowboard em uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno. Um feito extraordinário e motivo de orgulho para todos os brasileiros.
Além de Vitória, outros sete atletas comporão a delegação brasileira nos Jogos de Milão e Cortina: o gaúcho André Barbieri (também no snowboard) e os paulistas Wellington da Silva, Elena Regina e Guilherme Cruz Rocha, a paranaense Aline Rocha, o rondoniense Cristian Ribera e o paraibano Robelson Lula, todos do esqui cross-country.
Com oito atletas, essa será a maior delegação brasileira na história dos Jogos Paralímpicos de Inverno. De fato, os brasileiros têm se destacado cada vez mais nesse tipo de competição. Em PyeongChang, na Coreia do Sul, em 2018, a delegação contou com três atletas e, em Pequim, na China, em 2022, serão seis representantes do país.
Mas não é apenas o número de atletas que impressiona. O Brasil tem conquistado ótimos resultados nessas competições, mostrando evolução e talento no esporte de inverno. Em Pequim, o esquiador Lucas Pinheiro conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E nos Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang, os brasileiros tiveram sua melhor atuação até então, com duas medalhas de prata e um quarto lugar.
E, agora, mais um nome de destaque se junta à delegação brasileira nas competições de inverno. Vitória Machado traz consigo muita força de vontade e superação. Ela é diagnosticada com uma doença neuromuscular degenerativa, que afeta o movimento dos membros inferiores. Mas isso não a impediu de lutar pelo sonho de se tornar uma grande atleta, e agora, ela tem a oportunidade de mostrar seu talento para o mundo.
Ao aceitar o convite, Vitória Machado se juntará à história de grandes atletas brasileiros que já participaram dos Jogos Paralímpicos de Inverno, como o esquiador João Fonseca e o jogador de bocha Marcelo Melo. O esporte paralímpico brasileiro tem evoluído e ganhado cada vez mais espaço e reconhecimento, e os atletas têm mostrado que não há limites para alcançar os sonhos e conquistar medalhas.
Os Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão e Cortina prometem ser um grande evento, com a participação de atletas de todo o mundo. E, agora, o Brasil terá sua representante no snowboard, uma modalidade que tem ganhado cada vez mais fãs e praticantes no país. Vitória Machado será uma inspiração para muita gente e um exemplo de superação.
Aos 18 anos, a jovem atleta brasileira





